Atualmente, os alarmes domésticos são um dos sistemas de proteção mais eficazes e dissuasores. Não se trata de sirenes altas e estridentes que são acidentalmente activadas quando os hóspedes ou os proprietários entram.
Eis os três tipos de alarme atualmente existentes no mercado.
Alarme GSM
Trata-se de um sistema de alarme que utiliza a tecnologia GSM ( Global System for Mobile Communication) para enviar mensagens de alarme para um telemóvel.
Existem diferentes categorias de alarmes GSM: alarmes contra incêndios, alarmes contra roubo, etc. Estes alarmes GSM podem ser instalados não só em casas e apartamentos, mas também em estabelecimentos comerciais, como escritórios e lojas.
Os componentes de um alarme GSM
À semelhança dos sistemas de alarme convencionais, os sistemas de alarme GSM para casa são constituídos por uma central de alarme com um teclado. Muitas vezes, incluem uma sirene (integrada no painel de controlo ou como elemento separado) ligada a vários detectores. Consoante o tipo e a complexidade do alarme, podem existir :
- detectores de movimento ;
- detectores de presença (ou detectores de volume)
- detectores de abertura;
- detectores de fumo
- detectores de inundação
- detectores de monóxido de carbono, etc.
No entanto, para ser totalmente funcional, este tipo de alarme deve estar equipado com um transmissor GSM. Este transmissor é o elemento que permite que o alarme comunique com o proprietário ou com uma central de controlo à distância. Também alerta em caso de problema (roubo, incêndio, etc.).
Como funciona um alarme GSM
Assim que um dos sensores detecta um acontecimento anormal (intrusão, presença suspeita, fumo), transmite a informação à central de alarme GSM que coordena todas as operações do sistema de segurança. Em seguida, ativa a sirene e envia informações para números pré-determinados (centro de controlo remoto, contacto de emergência, etc.) através de um transmissor.
Assim, o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto, mas também pode telefonar. Neste último caso, se o contacto não atender. O sistema deixa uma mensagem automática e o remetente alerta os contactos seguintes da lista.
As vantagens de um alarme GSM em relação a outros modelos de alarme doméstico
Os alarmes domésticos GSM são considerados mais fiáveis. Continuam a funcionar e a alertar mesmo que a linha telefónica seja interrompida ou sabotada, ou se a unidade de controlo falhar. Além disso, o alarme GSM tem a sua própria linha GSM. A linha telefónica tradicional continua disponível para o utilizador. Este tipo de alarme pode ser controlado à distância, sem fios.
O alarme IP
Os sistemas de alarme IP comunicam através da Internet. IP significa Protocolo de Internet.
Como funciona o alarme IP
Para o efeito, as centrais de alarme estão equipadas com transmissoresIP e ligadas a caixas de Internet. Os alarmes IP podem ser controlados através de uma aplicação para smartphone, tablet ou interface para PC. A maioria deles tem controlos intuitivos e instalações fáceis de utilizar. Existem também muitas marcas que oferecem dispositivos ligados adicionais que podem ser combinados com os alarmes IP. Estes dispositivos são concebidos para completar a funcionalidade do sistema.
Vantagens e desvantagens dos alarmes IP
Todos os sistemas têm os seus pontos fortes e fracos.
No entanto, com a evolução dos objectos ligados e das redes Internet, os alarmes IP parecem estar a ganhar terreno. De facto, uma das principais vantagens dos alarmes ligados é o facto de poderem ser ligados a outros dispositivos. Desta forma, formam um dispositivo muito completo e gerem todas as funções da casa inteligente a partir da mesma aplicação. Desta forma, os alarmes IP podem ser combinados com o controlo da iluminação e dos estores. Podem ser imaginados cenários de programação em que as persianas são fechadas após um alarme. Também é possível acender sistematicamente as luzes a uma determinada hora para simular a atividade na casa...
Outra vantagem é que a comunicação é efectuada através da Internet, pelo que não há impacto nos custos de comunicação.
Finalmente, os alarmes IP são conhecidos por serem muito mais fáceis de instalar do que os alarmes GSM ou PSTN, uma vez que os periféricos são geralmente ligados à unidade central sem fios.
A principal desvantagem dos alarmes IP é o facto de exigirem uma ligação à Internet estável e suficientemente forte. Com a disseminação do 4G e da fibra ótica, este problema está a ser reduzido. No entanto, algumas zonas geográficas continuam a estar mal cobertas pela Internet. Considere informar-se junto do seu fornecedor antes de investir num sistema de alarme deste tipo.
O alarme PSTN
Um alarme PSTN é um sistema de alarme com um transmissor PSTN. É composto por três elementos:
- Uma unidade de controlo para todo o dispositivo
- Um detetor que envia um sinal à unidade de controlo em caso de intrusão ou de descoberta suspeita
- Um transmissor que pode enviar mensagens de voz para alertar o utilizador.
Como funciona o alarme PSTN
Os alarmes RTPC baseiam-se no mesmo princípio que os alarmes GSM, com a diferença de que o seu emissor se liga à rede telefónica fixa. O transmissor telefónico faz parte do sistema de alarme doméstico e permite que o alarme seja ligado ao telefone. Será avisado de eventuais intrusões a qualquer momento e em qualquer lugar através de uma mensagem de voz.
O transmissor telefónico permite-lhe também escolher os destinatários da mensagem. De facto, se não estiver em casa, os vizinhos podem intervir rapidamente. Além disso, o dispositivo envia mensagens sem interrupção até que alguém atenda o telefone.
Entre as opções disponíveis, o dispositivo pode desativar ou repor alarmes, ativar sirenes intermitentes e gravar tudo o que acontece nas imediações. Também é possível utilizar o transmissor telefónico para controlar remotamente o alarme de sua casa.
As vantagens dos alarmes RTCP
Como sistema sem fios, os alarmes RTCP têm várias vantagens:
- O preço é mais barato do que outros modelos.
- Só são cobradas as chamadas efectuadas depois de o alarme ter sido acionado.
- Existe uma vasta gama de modelos disponíveis no mercado.
O nosso serviço de apoio ao cliente está disponível para o orientar na escolha do alarme. Em função das suas necessidades, do seu orçamento e das limitações da sua casa, poderão apresentar-lhe diferentes opções de alarme. Contacte-os gratuitamente para receber os seus conselhos.