Os diferentes tipos de motorização de portas

Cada vez mais pessoas optam por portões motorizados. Estes oferecem maior comodidade e segurança. Um portão pode ser acionado por controlo remoto. Existem accionamentos adequados para cada tipo de portão.

A escolha depende do facto de se tratar de um portão de batente ou de correr. Em função do peso do portão, será necessário escolher a potência adequada para o acionar, independentemente do tipo de acionamento a instalar.

Neste guia, vai descobrir os diferentes sistemas de motorização de portões e as suas características.

Motorização em função do tipo de portão e do seu peso

Quer o portão seja novo ou já instalado, existem soluções de automatização de portões. A dimensão dos trabalhos de instalação depende do tipo de motorização que adotar e que se adapta ao seu portão.

1.O maior número de portões articulados

Este é o tipo de motorização adequado a um portão de batente, quer as folhas abram para dentro ou para fora.

As forças exercidas sobre as folhas permitem a abertura e o fecho do portão. Este sistema de acionamento é comandado por dois motores de braços articulados. Um dos dois motores incorpora a placa eletrónica e o transformador elétrico e é o "motor mestre "; o outro motor é um "motor escravo ", uma vez que não inclui a placa magnética.

Este sistema de motores dispõe de batentes integrados. Não é necessário instalar batentes de terra. É adequado para portas médias e pesadas, geralmente entre 2 e 5 metros, quer sejam de madeira, alumínio ou PVC.

É uma solução muito apreciada pelos utilizadores, pois é rápida de utilizar. Os batentes integrados garantem um deslizamento suave das folhas. Quando instalado em pilares robustos, o sistema não exerce uma grande pressão sobre as fixações.

No entanto, um acionamento de braço articulado requer espaço suficiente: as folhas podem ser abertas até 120°.

2.O mоtоrіѕаtіоn com cilindros

Se o portão for pesado, feito de ferro forjado ou aço, este é o tipo de motorização recomendado. Existem dois tipos: a motorização helicoidal e a motorização linear com cilindros hidráulicos. O sistema hidráulico é mais potente e relativamente caro: custa cerca de quatro vezes mais do que um sistema eletromecânico.

Os princípios são os mesmos para ambos os tipos de actuadores. Um sem-fim é acionado pelo motor numa direção para abrir as aletas. Uma peça móvel, chamada carro, move-se na extremidade do cilindro e é o movimento do carro que exerce a pressão ou tração para fechar e abrir as lâminas. O parafuso sem-fim roda na direção oposta para fechar.

No acionamento linear do cilindro hidráulico, o óleo adicionado ao mecanismo fornece uma potência adicional. As folhas do portão podem ser abertas até 180°. Estão disponíveis sistemas com a opção de fecho automático das folhas do portão. Este sistema é mais discreto do que o acionamento por braço de dobradiça.

Este acionamento é recomendado para portões pesados e robustos. Por conseguinte, é adequado para portões de aço ou de ferro com uma carga de vento elevada. A manutenção é fácil: basta adicionar óleo à engrenagem sem-fim regularmente.

3.O sistema de rodas

Quer o portão seja antigo ou novo, este é o sistema mais fácil de instalar. O sistema é simples e consiste em instalar motores que accionam rodas fixadas na base de cada folha do portão que se movem para abrir ou fechar o portão.

Este sistema de rodas tem várias vantagens:

  • É um sistema muito económico em comparação com outros sistemas de motorização. Embora o preço varie consoante o modelo, o sistema de rodas é relativamente acessível. Além disso, pode ser instalado mesmo se o terreno for ligeiramente inclinado.
  • É também um sistema energeticamente eficiente. Pode ser alimentado por uma rede eléctrica de 12 ou 24 volts.
  • Por fim, é rápido de instalar. No entanto, requer uma manutenção regular, mas que é fácil de efetuar pelos particulares. O chão deve estar livre de cascalho ou outros obstáculos que possam impedir a rotação das lâminas.

As folhas podem ser abertas entre 90 e 120°, consoante o modelo. O sistema de rodas é adequado para portas de peso médio. A potência do motor deve ser proporcional ao peso do portão.

4.Motorização subterrânea

Os mecanismos dos portões automáticos são muitas vezes muito marcantes e imponentes. Os motores, os braços ou a cremalheira podem afetar a estética do portão.

Para aqueles que procuram uma motorização discreta e desejam manter a estética original do portão, a motorização subterrânea é recomendada. A motorização propriamente dita é colocada numa caixa de fundação, subterrânea.

É adequada para portões pesados. Para aqueles que desejam uma motorização mais estética e discreta, sem deixar de usufruir da comodidade da automatização, existem potentes motorizações subterrâneas de cilindro ou de pistão que podem acionar grandes portões.

Este tipo de motorização é recomendado nos casos em que a falta de espaço não permite a instalação de outros tipos de motorização. Além disso, a estética do portão é mantida.

No entanto, a instalação exige que o mecanismo seja enterrado, mas é bom saber que é mais fácil instalar uma motorização subterrânea num portão novo do que num portão existente. É também um sistema relativamente caro em comparação com outros sistemas de motorização. É adequado para quase todos os tipos de portões. No entanto, é necessário verificar a compatibilidade do sistema com portões ligeiros.

O sistema permite a abertura das folhas do portão até 180°.

5.Para portões de correr, acionamento por cremalheira e pinhão

Os portões de correr motorizados utilizam motores de cremalheira, de nylon ou metálicos. A cremalheira de nylon é particularmente adequada para portões leves de alumínio e PVC.

Para os portões de correr, existem duas soluções possíveis. É possível escolher entre um sistema montado em carril e um sistema autoportante.

O acionamento por carril

O carril que guia o portão é fixado ao solo. Este sistema necessita de um poste guia e de um poste recetor. Um motor de pinhão e cremalheira desloca o portão sobre o carril no solo.

No que diz respeito à manutenção, é necessário verificar regularmente o estado do carril e a ausência de obstáculos (pedras, folhas mortas, etc.). Os parafusos de fixação também devem ser corretamente apertados. O portão não está sujeito a qualquer esforço, pois o mecanismo acompanha a folha do portão no seu movimento natural.

O único inconveniente é o facto de a estante nem sempre ser esteticamente agradável. No entanto, cada vez mais fabricantes propõem modelos discretos que se integram no design do portão.

O sistema autoportante

Em vez de se deslocar sobre um carril, o portão é acionado por uma viga telescópica ou por um carril deslizante. É suspenso do sistema ligado ao poste de suporte. O sistema necessita igualmente de um poste-guia e de um poste recetor. Não é necessário instalar uma calha de guia no solo.

6.Guia integrada

Trata-se de um sistema esteticamente agradável, uma vez que os motores estão integrados nos montantes ou nos postes verticais do portão, consoante o modelo. O próprio portão aloja o acionamento, pelo que não é necessário qualquer mecanismo adicional. As folhas do portão abrem até 180°, consoante o modelo.

Os vários componentes do sistema são facilmente acessíveis para a manutenção, o que também facilita a instalação. Este tipo de motorização é adequado para todos os modelos de portões.

Acessórios a integrar no sistema de motorização do portão

Qualquer que seja o sistema de motorização instalado, existem acessórios que serão necessários para uma maior comodidade e conforto na sua utilização.

Fotocélulas de portão para maior segurança

Para uma maior segurança, pode adicionar fotocélulas ao portão. Se passar um peão, uma bicicleta ou um obstáculo, o mecanismo pára de abrir ou fechar até que o obstáculo desapareça para permitir uma circulação segura.

Luzes inter mitentes para avisar da abertura/fecho do portão

É importante acrescentar luzes intermitentes para avisar a abertura ou o fecho do portão. Estas luzes intermitentes são obrigatórias se o portão for um acesso a uma via pública.

O telecomando

Os telecomandos são indispensáveis para facilitar a utilização. É mesmo aconselhável ter um telecomando para cada utilizador. Hoje em dia, os fabricantes propõem pequenos telecomandos fáceis de transportar numa mala de mão ou mesmo num porta-chaves.

Bateria de reserva

Uma bateria de reserva é sempre útil quando a eletricidade falha. A bateria assume o controlo e o acionamento do portão funciona sem interrupções.

Sistemas de alarme

Para melhorar o nível de segurança, pode ser instalado um detetor de movimento e um sistema de alarme em caso de tentativa de arrombamento do portão.

Na CFP Sécurité, propomos motorizações de portões de diferentes fabricantes: Avidsen, CAME, Cardin, Somfy ou EasyMate. Todas as nossas marcas estão listadas na nossa secção Motorização de portões.

Para uma maior tranquilidade na escolha da motorização do seu portão, contacte os nossos especialistas. Eles estão disponíveis gratuitamente por telefone e podem ajudá-lo a escolher o melhor sistema para a sua situação e orçamento.