Como funciona um sistema de alarme numa casa?

Em princípio, um sistema de alarme doméstico funciona praticamente da mesma forma, quer se trate de um modelo com ou sem fios. As diferenças de funcionamento dependem dos componentes que compõem o sistema. Em geral, um alarme contra intrusão é composto por um gateway de alarme, detectores e uma sirene. Podem ser acrescentados outros elementos a este dispositivo de proteção, dissuasão e alarme para proporcionar mais funcionalidades.

O funcionamento básico de um sistema de alarme doméstico

O objetivo deste dispositivo é proteger, transmitir um sinal de alarme e avisar com um sinal sonoro.

Quando o detetor detecta uma anomalia de qualquer tipo (intrusão, acidente doméstico, etc.), identifica-a e transforma-a em informação a transmitir através de um impulso elétrico. Este sinal é então transmitido de forma automática e instantânea à central de controlo através de uma ligação com ou sem fios. A partir daí, a central de controlo analisa as informações recebidas e ativa os alarmes sonoros ou a gravação de vídeo (se o kit tiver uma ou mais câmaras).

Os alarmes podem ser uma sirene interna ou externa, notificações enviadas para a aplicação móvel, uma chamada para um serviço de vigilância à distância, etc. As sirenes têm a dupla função de afugentar os intrusos e alertar a área circundante.

As gravações das câmaras de vigilância podem ser utilizadas para eliminar dúvidas em caso de suspeita de intrusão. Assim, é possível determinar se se trata efetivamente de um alarme ou de um falso positivo.

Note-se que o sistema pode ser ativado ou desativado através de um controlo remoto, de um teclado com painel de código digital ou de uma aplicação de controlo num PC ou smartphone.

Alarme de transmissão telefónica PSTN compatível com ADSL

Um sistema de alarmePSTN é composto por três elementos:

  • Uma unidade central, que controla todo o sistema
  • Detectores que enviam um sinal à central em caso de intrusão ou deteção de um suspeito
  • Um transmissor que dá o alarme através do envio de mensagens de voz.

Um alarme PSTN é um sistema de alarme equipado com um transmissor PSTN. Os transmissores RTPC utilizam uma linha telefónica fixa ou uma caixa ADSL, ao contrário dos transmissores GSM que utilizam uma linha móvel (cartão SIM pré-pago ou assinatura).

Concretamente, se um alarme estiver equipado com um transmissor RTPC, para além de um dispositivo sonoro, pode enviar uma mensagem de voz a vários destinatários em caso de intrusão. Normalmente, podem ser programados até quatro números de telefone diferentes, incluindo um centro de controlo, mas excluindo números de emergência como a polícia ou os bombeiros.

Se o primeiro contacto estiver ausente, é deixada uma mensagem no voicemail. O segundo contacto é notificado sucessivamente e assim sucessivamente até que um contacto confirme a mensagem.

Devido à dependência de uma linha telefónica fixa, os transmissores PSTN são mais vulneráveis do que os transmissores GSM. De facto, a linha pode ser interrompida, não intencionalmente por razões profissionais ou em caso de dessincronização da central telefónica, mas também voluntariamente pelos próprios assaltantes. Neste caso, o alarme soa mas não é possível marcar nenhum número de telefone.

Os emissores PSTN também têm por vezes problemas de incompatibilidade com as centrais ADSL mais recentes.

Por conseguinte, é essencial ter em conta a escolha do transmissor aquando da compra de um alarme. É perfeitamente possível, e mesmo aconselhável, emparelhar os dois sistemas: um emissor PSTN prioritário e um sistema GSM, pronto a assumir o controlo em caso de interrupção da linha fixa.

Alarme com transmissão GSM

Um sistema de alarmeGSM utiliza uma rede celular para transmitir o sinal de alarme. Trata-se de um módulo sem fios caracterizado pela comunicação direta entre a central de alarme e o telemóvel associado ao dispositivo. O alarme é então enviado por SMS ou mensagem de voz para o telemóvel.

Este tipo de sistema é constituído essencialmente pelos seguintes elementos

  • uma unidade central que controla e sincroniza os componentes do dispositivo
  • um emissor GSM pré-configurado integrado na central, equipado com um cartão SIM ou ligado a uma linha telefónica/ADSL, que permite contactar o telefone do proprietário em caso de intrusão (através de um SMS ou de uma mensagem de voz pré-gravada) ou controlar a ativação/desativação do alarme à distância
  • detectores (de abertura ou de movimento)

Um alarme GSM tem a vantagem de utilizar transmissores mais económicos. Para além da notificação de intrusão, tem outras funções de alerta por SMS, como falha de energia ou bateria fraca. Este sistema oferece um nível de segurança mais elevado do que os alarmes ligados à rede telefónica ou por IP.

Alarme de transmissão IP

Este sistema de alarme utiliza uma rede IP (Internet Protocol) para comunicar em caso de intrusão. Caracteriza-se por :

  • um painel de controlo de alarme com um transmissor IP responsável pelo controlo de todo o sistema
  • um emissor IP ligado a uma central de controlo Internet
  • detectores de movimento ou de abertura

Se uma intrusão for detectada pelos sensores, o painel de alarme IP transmite o alarme ao proprietário na aplicação dedicada no seu smartphone ou tablet, ou na interface do seu PC. O funcionamento é geralmente intuitivo. Pode ser integrado no sistema de domótica ou ligado a outros dispositivos IP. Por exemplo, pode ser ligado à gestão da iluminação ou das persianas para otimizar a segurança da casa. Também pode ser ligado a videoporteiros, câmaras IP ou fechaduras ligadas.

Este tipo de alarme pode ser atualizado à vontade. Permite criar um sistema de proteção completo e global, como no caso do ecossistema conectado da Somfy ou do Yale Smart Living.

É de salientar que existem no mercado alarmes híbridos com múltiplas transmissões. Por exemplo, existem sistemas com transmissão IP e GSM, cada um dos quais compensa as falhas do outro (falhas de Internet, ligação IP instável, rede celular fraca, etc.)

Para o ajudar a escolher entre os nossos diferentes modelos, contacte o nosso serviço gratuito de apoio ao cliente por telefone. Ele ajudá-lo-á a escolher um alarme das nossas marcas líderes: Ajax, Atlantic'S, Diagral ou Paradox.